PLANTAR AMIZADES

Participa neste movimento nacional de cidadania activa, que pretende unir a sociedade em torno do desígnio de tornar Portugal um país mais sustentável, através da valorização das Florestas, Agricultura e Meio Ambiente. Convida amigos e familiares a juntarem-se a nós para que sejamos cada vez mais a lançar sementes para um futuro mais saudável, ecológico e sustentável para todos.

VAMOS PLANTAR PORTUGAL

PLANTAR ALFACES
(1 a ver) (1) Visitante
  • Página:
  • 1

PLANTAR ALFACES #1113

CENTRO DE INFORMAÇÃO E ESTUDOS > PLANTAR ALFACES

A Alface (Lactuca sativa) é um dos alimentos mais consumidos pela maioria das famílias, especialmente no Verão, altura em que se torna no principal ingrediente de todo o tipo de saladas e pratos. A alface é de fácil cultivo, desde que o terreno ou substrato possua uma humidade constante.



A origem da alface não parece ser muito clara, embora alguns autores afirmem que é proveniente da Índia.



TEMPERATURA

A alface é uma cultura de clima frio (5 º C - 30 º C), com uma temperatura ideal para o seu correcto desenvolvimento a situar-se entre os 15 º C a 25 º C.

Deve ser plantada no início da primavera ou final do verão, uma vez que as altas temperaturas impedem o seu crescimento, provocando inclusivamente folhas amargas e plantas espigadas.




TERRENO

O solo deve ser leve, permeável e possuir matéria orgânica em abundância.

Caso necessite de fertilizante, aconselhamos a sua aplicação numa área delimitada, destinada inicialmente a cerca de 20 alfaces, com o objectivo de ir escalonando o cultivo através de plantações quinzenais para evitar desperdícios.




SEMENTEIRA E PLANTAÇÃO

Se ainda não efectuou a sementeira das alfaces, ainda vai a tempo.

    Olá Visitante!
    O conteúdo deste artigo encontra-se parcialmente oculto.
    Aproveita este momento e efectua o teu registo se ainda não fores membro e assim poderes ver a totalidade do conteúdo publicado.
    Associa-te a esta causa!





REGA E COLHEITA

As alfaces gostam de regas ligeiras e frequentes para um bom desenvolvimento.

Devemos ter em conta que excessos de água, especialmente em solos pesados, levam ao aparecimento de doenças na planta, crescimento lento e queimadura das margens das folhas.

A duração do cultivo situa-se entre os 20 a 90 dias, sendo que no Verão, com cerca de 20 dias, já iremos dispor de alfaces prontas para consumir.




CONSERVAÇÃO

Devido ao seu alto teor em água, 94.9 %, não há nenhum método eficaz para preservar a alface durante um longo período de tempo.

Para armazenar a alface, lave-a, escorra a água, seque-a e coloque-a num saco de plástico dentro do frigorífico. O tempo de conservação é variável de espécie para espécie (entre 3 a 7 dias).

Evite colocá-la junto de maçãs, pêras ou bananas. Estas frutas libertam gás etileno, um agente natural de amadurecimento que irá provocar manchas castanhas e a rápida decadência da alface.




VALOR NUTRITIVO

A alface é um alimento que oferece poucas calorias devido ao seu alto teor de água.

Quanto ao seu conteúdo de vitaminas, destaca-se a presença de vitamina A, B e C.

A alface contem uma considerável quantidade de betacaroteno, cálcio, ferro e potássio e combate os agentes oxidantes, responsáveis pela formação dos radicais livres, que podem causar cancro. Quanto mais escura for, mais betacaroteno terá.


CONSULTA O NOSSO > MANUAL BIO-HORTAS EM VARANDAS < PARA OBTERES INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES

......
....................................
...

Loja de Sementes Biológicas © Certificadas
  • Página:
  • 1
Moderadores: Plantar Portugal
Tempo para criar página: 0.52 segundos