iniciativas vamos plantar portugal

Opções

Administradores

semana reflorestacao nacional 2016

Toda a Comunidade de Mondim de Basto a Plantar Portugal!
Informações sobre o evento
Categoria:
Localização:
Mondim de Basto, Portugal
Hora:
De : Quarta, 15 Novembro 2017 10:00
Até : Quinta, 30 Novembro 2017 17:00
Convites disponíveis:
Sem limite de participantes

Detalhes

"Toda a Comunidade de Mondim de Basto a Plantar Portugal!"

A autarquia de Mondim de Basto envolveu toda a comunidade no plano de reflorestação nacional desenvolvido pelo movimento Plantar Portugal.

Houve uma sessão de esclarecimento sobre “A importância das folhosas na Floresta”, que contou com a intervenção de João Soveral, da Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP) e também de Pedro Gomes, do Secretariado de Baldios de Trás-os-Montes e Alto Douro (SBTMAD).

As equipas de sapadores florestais do concelho realizaram uma plantação de espécies autóctones no lugar da Nabiça, freguesia de Vilar de Ferreiros. Nesta ação foram plantadas cerca de mil árvores, num terreno afetado pelos incêndios há cerca de três anos. Uma iniciativa que mereceu destaque numa reportagem desenvolvida pelo Porto Canal.

Na segunda-feira, os alunos do Agrupamento de Escolas de Mondim de Basto participaram numa plantação de carvalhos e sobreiros, no Monte de Paradela.

O Município de Mondim de Basto tem uma boa parte do seu território ocupado por Floresta, sendo o pinheiro bravo a espécie dominante. As espécies autóctones de folhosas são mais resilientes ao fogo, diminuindo o risco e a propagação dos incêndios, e beneficiam muito a paisagem pela diversidade e tonalidade da folhagem.

Conciliar uma floresta produtiva com uma floresta mais resiliente, uma floresta que projeta a biodiversidade com uma floresta que pinte melhor a paisagem deste território que também está virado para o Turismo, são os objetivos destas ações desenvolvidas pela nossa autarquia.