PLANTAR PORTUGAL

Participa neste movimento nacional de cidadania activa, que pretende unir a sociedade em torno do desígnio de tornar Portugal um país mais sustentável, através da valorização das Florestas, Agricultura e Meio Ambiente. Semana da Reflorestação Nacional - Uma iniciativa de Reflorestação Nacional do Movimento Plantar Portugal a Defender a Floresta e a Reflorestar Portugal. Em Portugal, Escolas, Freguesias e Municípios unem-se ao movimento e durante uma semana vão ao encontro da floresta para a Vivenciar, Proteger e para Plantar Portugal, respeitando a biodiversidade e as espécies autóctones.

Reflorestação NacionalVamos Plantar Portugal
  • Página:
  • 1

PLANTAR VIDEIRAS #1087

PLANTAR PORTUGAL > PLANTAR VIDEIRAS

As videiras são das mais antigas e mais bonitas plantas cultivadas em todo o mundo.

A beleza e a sombra que nos proporcionam tornam esta planta extremamente atractiva. Com muitas variedades para escolher, qualquer pessoa pode ter uma longa temporada de uvas deliciosas com uma ampla gama de sabores, cores e usos.


Uma vez estabelecida, se for bem cuidada, uma videira pode produzir uvas durante mais de 40 anos.

    Olá Visitante!
    Aproveite este momento para fazer uma comprinha na nossa loja online.


ESCOLHA DO LOCAL

Solos altamente férteis não são essenciais, mas é necessário que possuam profundidade para um bom desenvolvimento das raízes. As videiras preferem solos ligeiramente ácidos, com um pH de 6,2 a 6,7 e devem ser bem drenados para o seu correcto crescimento e boa produtividade.

Devido às restrições do espaço, locais para cultivar uma videira no jardim são por vezes limitados. Seleccione um local soalheiro, as videiras gostam de uma boa exposição ao sol.

Na altura da compra, opte por comprar num estabelecimento de confiança, com tradição na venda de videiras. Ao escolher as variedades, considere o tempo de maturação, a utilização prevista e se possível opte pelas que são mais resistentes a doenças.


PLANTAÇÃO

A época mais indicada para a plantação de videiras de raiz nua situa-se entre os meses de Janeiro e Março, altura em que decorre um repouso vegetativo.

Se a plantação tiver de ser adiada alguns dias após a compra, molhe o material da embalagem em torno das raízes, coloque num saco e guarde em local fresco.

Antes de plantar, mergulhe as raízes na água durante cerca de duas horas. Entretanto, prepare as covas de plantação, fazendo-as ligeiramente maiores do que o sistema radicular das plantas.

Durante a plantação, espalhe as raízes e à medida que for enchendo a cova compacte o solo em volta da planta.

No caso das videiras compradas em vaso, a plantação poderá ser feita mais tardiamente. Se o tempo estiver seco, serão necessárias regas suplementares para manter o crescimento. É importante conseguir o máximo de crescimento no primeiro ano tanto quanto possível.


    Olá Visitante!
    Aproveite este momento para fazer uma comprinha na nossa loja online.

...

Sementes Plantar Portugal
  • Página:
  • 1
Moderadores: Plantar Portugal
Tempo para criar página: 0.07 segundos