PLANTAR PORTUGAL

Participa neste movimento nacional de cidadania activa, que pretende unir a sociedade em torno do desígnio de tornar Portugal um país mais sustentável, através da valorização das Florestas, Agricultura e Meio Ambiente. Semana da Reflorestação Nacional - Uma iniciativa de Reflorestação Nacional do Movimento Plantar Portugal a Defender a Floresta e a Reflorestar Portugal. Em Portugal, Escolas, Freguesias e Municípios unem-se ao movimento e durante uma semana vão ao encontro da floresta para a Vivenciar, Proteger e para Plantar Portugal, respeitando a biodiversidade e as espécies autóctones.

Reflorestação NacionalVamos Plantar Portugal
  • Página:
  • 1

Anéis das Árvores #324

PLANTAR PORTUGAL > ANÉIS DAS ÁRVORES

À medida que a árvore cresce, vai produzindo novas camadas de madeira em volta do seu tronco chamadas anéis das árvores. Se uma árvore for cortada, as camadas são visíveis num perfil transversal. Essas camadas aparecem sob a forma de círculos concêntricos conhecidos por anéis.

Cada camada é composta por duas cores de madeira: uma cor mais clara que corresponde ao crescimento da Primavera e Verão e uma cor mais escura e densa que corresponde ao período do Outono e Inverno.

Os anéis das árvores, também são conhecidos por Anéis de Crescimento Anuais e variam todos os anos de tamanho, dependendo das condições ambientais vividas pela árvore. Para a maior parte das regiões do nosso planeta, os anéis das árvores serão mais largos durante os anos de chuvas abundantes e mais estreitos em períodos de seca.

Para além dos factores ambientais, os anéis também registam outras ocorrências, como por exemplo os fogos florestais. Se uma árvore for exposta ao fogo, mas não morre, então poderá crescer no ano seguinte uma nova camada de madeira em volta da cicatriz deixada, ficando a cicatriz como um registo da ocorrência desse fogo.

Para determinar a vida de uma árvore com maior exactidão é utilizada a técnica de datação cruzada, que consiste em comparar a largura dos anéis anuais de diferentes árvores, bem como as diferenças na estrutura dos anéis, para deste modo determinar o ano em que cada anel se formou.

Dendrocronologia é a ciência que permite determinar a idade de uma árvore, o ano em que nasceu e morreu, bem como determinar ocorrências importantes na vida das árvores e o tempo decorrido entre cada acontecimento.

    Olá Visitante!
    Aproveite este momento para fazer uma comprinha na nossa loja online.

...

Sementes Plantar Portugal
  • Página:
  • 1
Moderadores: Plantar Portugal
Tempo para criar página: 0.06 segundos