PLANTAR PORTUGAL

Participa neste movimento nacional de cidadania activa, que pretende unir a sociedade em torno do desígnio de tornar Portugal um país mais sustentável, através da valorização das Florestas, Agricultura e Meio Ambiente. Semana da Reflorestação Nacional - Uma iniciativa de Reflorestação Nacional do Movimento Plantar Portugal a Defender a Floresta e a Reflorestar Portugal. Em Portugal, Escolas, Freguesias e Municípios unem-se ao movimento e durante uma semana vão ao encontro da floresta para a Vivenciar, Proteger e para Plantar Portugal, respeitando a biodiversidade e as espécies autóctones.

Reflorestação NacionalVamos Plantar Portugal
  • Página:
  • 1

PLANTAR MANJERICÃO #1173

PLANTAR PORTUGAL > HORTICULTURA > PLANTAR MANJERICÃO

O Manjericão (ocimum basilicum) é considerado uma das ervas aromáticas mais populares em todo o mundo. São plantas fáceis de cuidar e contribuem para o sucesso de muitos pratos na cozinha.

É utilizado principalmente pelas suas folhas aromáticas, que podem ser utilizadas verdes ou secas, mas há também quem o utilize como planta ornamental. Sendo um membro da família da hortelã, a planta do manjericão é resistente a insectos devido aos óleos essenciais que contém na sua composição.

O seu uso medicinal direcciona-se para o tratamento de enjoos, problemas respiratórios e reumáticos.

    Olá Visitante!
    Aproveite este momento para fazer uma comprinha na nossa loja online.




LOCAL

Assim como a maioria das ervas aromáticas, o manjericão pode ser cultivado dentro de casa, no peitoril de uma janela que receba sol directo, ou no jardim.

É importante que seja colocado num local ensolarado, onde este possa receber, no mínimo, 6-8 horas de luz por dia. Esta planta necessita também de um solo com boas condições de drenagem e um pH a situar-se ente 6,0 e 7,5.


SEMENTEIRA

A propagação desta erva é mais fácil através da sementeira directamente no solo. Esta sementeira deverá ser feita a partir da Primavera. Semear uniformemente, cobrindo com 2,5 a 10 cm de terra. Deve manter o solo húmido e livre de ervas daninhas.

GERMINAÇÃO

A germinação das plantas deve ocorrer entre de 5 a 7 dias, após a plantação. As mudas de manjericão são reconhecíveis pelas suas folhas grandes, cada uma em forma de D.

TRANSPLANTAÇÃO

Quando as plantas possuirem 2 a 3 pares de folhas, devem transplantadas. Estas devem ficar plantadas a 15 a 30 cm de distância entre plantas e 60 cm entre filas.

EMPALHAMENTO

Deve fazer um empalhamento de 5 a 7,5 cm de palha, composto, ou folhas. Será benéfico para a planta na retenção de humidade no solo e minimizará as ervas daninhas em redor das plantas.

REGA

Deve regar bem o manjericão, a cada 7-10 dias, de modo a assegurar que as raízes recebem uma humidade adequada. As plantas cultivadas em recipientes secam mais rapidamente do que as de canteiros, por isso estas devem ser regadas com mais frequência.

Escolha um recipiente com furos no fundo, de modo a garantir uma boa drenagem.

FERTILIZAÇÃO

Fertilize com moderação, uma vez ou duas vezes durante a estação de crescimento. Use um fertilizante líquido a cada 4-6 semanas para plantas de interior, ou a cada 3-4 semanas, para o manjericão cultivado no exterior em recipientes.

    Olá Visitante!
    Aproveite este momento para fazer uma comprinha na nossa loja online.


COLHEITA

Pode começar a colher manjericão a qualquer momento, cortando as folhas frescas e jovens à medida que forem necessárias. Se necessitar de folhas de pedúnculos, corte as folhas mais acima, isto incentivará o crescimento de novas folhas na zona podada.

PODA

É importante podar a planta periodicamente durante a estação de crescimento, de modo a manter uma maior produtividade. Caso contrário, se o manjericão florir e formar sementes, tornar-se-á lenhoso e o seu rendimento será consideravelmente menor. A qualidade também será afectada, resultando num manjericão com sabor mais amargo.

CLIMA

Durante a estação de Inverno é conveniente mudar o manjericão para um sítio mais abrigado, uma vez que este não se adapta a climas muito frios. No final da estação de crescimento, pode retirar as plantas do solo, se for esse o caso, e mudá-las para um local mais abrigado. Se assim for, certifique-se que estes recebem muita luz solar. Como são plantas anuais, estas vão florescer e morrer, será necessário comprar novas sementes ou novas plantas em cada primavera.

UTILIZAÇÃO

O manjericão tem melhor utilização quando fresco. No entanto, algumas pessoas utilizam-no seco ou congelado durante os meses frios, quando o manjericão fresco não se encontra disponível.

SECAGEM

As folhas podem ser guardadas colocando a folhagem virada para baixo, em pequenos ramos. Deixe-a secar numa zona com um ambiente quente, seco e bem ventilado, durante uma semana ou mais, se necessário. Assim que o manjericão estiver completamente seco, separe as folhas dos caules e armazene-as num recipiente hermético, afastado de fontes de calor e luz. Se estas forem correctamente armazenadas, podem conservar-se durante cerca de um ano. Se notar algum sinal de humidade, esvazie o recipiente e repita o processo de secagem.

CONGELAÇÃO

A congelação é outro método de preservar o manjericão e, normalmente, quando congelado, o seu sabor assemelha-se mais com o manjericão fresco. [hide]Pode congelar as folhas inteiras em pequenas quantidades, em saquinhos de plástico, ou cortar as folhas em pedaços pequenos e colocar numa bandeja com compartimentos de gelo, levando no final um pouco de água por cima. Independentemente do método escolhido, as ervas congeladas devem ser utilizadas no prazo de um ano.

    Olá Visitante!
    Aproveite este momento para fazer uma comprinha na nossa loja online.

...

Sementes Plantar Portugal
  • Página:
  • 1
Moderadores: Plantar Portugal
Tempo para criar página: 0.07 segundos