PLANTAR PORTUGAL

Participa neste movimento nacional de cidadania activa, que pretende unir a sociedade em torno do desígnio de tornar Portugal um país mais sustentável, através da valorização das Florestas, Agricultura e Meio Ambiente. Semana da Reflorestação Nacional - Uma iniciativa de Reflorestação Nacional do Movimento Plantar Portugal a Defender a Floresta e a Reflorestar Portugal. Em Portugal, Escolas, Freguesias e Municípios unem-se ao movimento e durante uma semana vão ao encontro da floresta para a Vivenciar, Proteger e para Plantar Portugal, respeitando a biodiversidade e as espécies autóctones.

Reflorestação Nacional Aderir
  • Página:
  • 1

AMIEIRO (alnus glutinosa) #321

CENTRO DE INFORMAÇÃO E ESTUDOS > AMIEIRO (alnus glutinosa)

Descrição: É uma árvore caducifólia que pode atingir até 35 m de altura. O tronco, erecto de porte mediano, apresenta uma casca cinzento-pardo. Possui folhas são ligeiramente orbiculares, com 4 a 10 cm de comprimento. Os frutos são uma espécie de pinha, com 1 a 2 cm de comprimento, primeiro verdes e depois castanho-escuros.



Distribuição geográfica: Originário da Europa, Oeste da Ásia e Norte de África, o Amieiro é uma espécie espontânea em Portugal e pode ser encontrado em quase todo o território com prevalência na região norte e centro.

Utilização: A madeira do amieiro é muito resistente à água e utilizada frequentemente na construção de pequenas peças, brinquedos, construção naval, corpos de guitarras sólidas, graças às suas características acústicas, entre outras utilizações.

O Amieiro é uma espécie comum nas margens dos cursos de água, e nos terrenos húmidos ou pantanosos, de preferência ácido, pobre em calcáreo e de textura médio-compacta.




Floração entre Fevereiro e Março.
Frutificação regular e abundante.
Propaga-se sobretudo por semente, por estaca ou por mergulhia.
Espécie de crescimento rápido, mas de fraca longevidade, vive cerca de 120 anos.
Resistente ao frio e à poluição urbana.

    Olá Visitante!
    O conteúdo deste artigo encontra-se parcialmente oculto.
    Aproveita este momento e efectua o teu registo se ainda não fores membro e assim poderes ver a totalidade do conteúdo publicado.
    Associa-te a esta causa!

...

Loja de Sementes Biológicas © Certificadas
  • Página:
  • 1
Moderadores: Plantar Portugal
Tempo para criar página: 0.15 segundos