PLANTAR PORTUGAL

Participa neste movimento nacional de cidadania activa, que pretende unir a sociedade em torno do desígnio de tornar Portugal um país mais sustentável, através da valorização das Florestas, Agricultura e Meio Ambiente. Semana da Reflorestação Nacional - Uma iniciativa de Reflorestação Nacional do Movimento Plantar Portugal a Defender a Floresta e a Reflorestar Portugal. Em Portugal, Escolas, Freguesias e Municípios unem-se ao movimento e durante uma semana vão ao encontro da floresta para a Vivenciar, Proteger e para Plantar Portugal, respeitando a biodiversidade e as espécies autóctones.

Reflorestação NacionalAderir
  • Página:
  • 1

PLANTAR ROSEIRAS #1044

CENTRO DE INFORMAÇÃO E ESTUDOS > COMO PLANTAR ROSEIRAS

Ter um bonito jardim de roseiras começa pela boa escolha do local e técnicas apropriadas de plantação.
Pretende-se com este manual
COMO PLANTAR ROSEIRAS, descrever os primeiros passos para cultivar roseiras saudáveis e atraentes.



LOCAL DE PLANTAÇÃO

As roseiras estabelecem-se mais rapidamente e são mais resistentes a pragas e doenças quando são plantadas em locais soalheiros e arejados. As roseiras requerem pelo menos seis horas de exposição solar para desenvolverem um correcto crescimento e floração. É sempre preferível escolher uma localização afastada da sombra de árvores ou edifícios para maximizar a quantidade de luz recebida pelas plantas. Ao evitarmos que as roseiras sejam plantadas junto de árvores e outros arbustos também evitaremos que haja competição por nutrientes e mais facilmente mantemos a humidade do solo. É igualmente importante que o solo onde vamos plantar as roseiras seja bem drenado. Água parada em torno do seu sistema radicular favorece a asfixia das raízes e a consequente deterioração da planta. Para favorecer um bom crescimento da planta também não é aconselhável plantar roseiras num local onde já outras estiveram plantadas.

ÉPOCA DE PLANTAÇÃO

Não há grandes restrições relativamente à época de plantação das roseiras, podendo ser feito em qualquer altura do ano, mas é recomendável evitar os meses mais quentes do ano e as épocas de geadas. Assim sendo, a época para plantar roseiras depende um pouco de como vêm embaladas. As roseiras de raiz nua devem ser plantadas entre a segunda metade do Outono até à primeira metade da Primavera, ao passo que as roseiras envasadas podem ser plantadas em qualquer altura do ano, preferencialmente desde o início da Primavera até ao início do Outono.

SELECÇÃO DAS PLANTAS

As roseiras estão normalmente disponíveis em raiz nua ou envasadas. Apesar das roseiras envasadas assegurarem uma maior taxa de sobrevivência, se pretende uma forma pouco dispendiosa de cultivar roseiras a opção deverá recair pelas roseiras de raiz nua. Normalmente as roseiras de raiz nua trazem as raízes protegidas com matéria orgânica envolta num saco de plástico para evitar que sequem e a planta morra.

PREPARAÇÃO DAS PLANTAS

Roseiras em raiz nua ou envasadas requerem um especial tratamento antes de plantar

Plante as roseiras de raiz nua logo que possível após as ter comprado. Desembrulhe as plantas da embalagem, liberte a matéria orgânica e mergulhe as raízes por completo num balde de água durante cerca de uma hora antes da plantação. Se a plantação tiver de ser adiada por alguns dias, deverá manter as plantas com a raiz húmida, em local fresco e sombrio. Uma outra forma de preservá-las até à data da plantação é optar pelo seu abacelamento, cobrindo temporariamente as raízes com alguma terra. Antes de plantar, corte as partes mortas ou danificadas das raízes e caules.

    Olá Visitante!
    Aproveite este momento para fazer uma comprinha na nossa loja online.



......
...

Sementes Plantar Portugal
  • Página:
  • 1
Moderadores: Plantar Portugal
Tempo para criar página: 0.11 segundos