PLANTAR PORTUGAL

Participa neste movimento nacional de cidadania activa, que pretende unir a sociedade em torno do desígnio de tornar Portugal um país mais sustentável, através da valorização das Florestas, Agricultura e Meio Ambiente. Semana da Reflorestação Nacional - Uma iniciativa de Reflorestação Nacional do Movimento Plantar Portugal a Defender a Floresta e a Reflorestar Portugal. Em Portugal, Escolas, Freguesias e Municípios unem-se ao movimento e durante uma semana vão ao encontro da floresta para a Vivenciar, Proteger e para Plantar Portugal, respeitando a biodiversidade e as espécies autóctones.

Reflorestação NacionalVamos Plantar Portugal
  • Página:
  • 1

PLANTAR MIRTILOS #1172

PLANTAR PORTUGAL > FRUTICULTURA > PLANTAR MIRTILOS

O Mirtilo é um fruto silvestre excepcional e é colhido na natureza pelo homem desde há séculos.

As bagas de mirtilo, ricas em substâncias com um grande poder antioxidante, fazem desta fruta a “fruta da longevidade”.

Este fruto tem-se verificado eficaz na prevenção contra doenças degenerativas, evitando o desenvolvimento de cancro nas células e também no tratamento de alterações da visão, problemas linfáticos e no fortalecimento dos vasos capilares. É também eficaz contra estados inflamatórios no geral.

    Olá Visitante!
    Aproveite este momento para fazer uma comprinha na nossa loja online.




A PLANTA

Esta espécie arbustiva, de delicadas flores brancas ou cor-de-rosa no inverno, pertence à mesma família dos rododendros e das azálias, e pode atingir 1,5 a 3 metros de altura. Este é um arbusto resistente que se adapta bem a climas temperados.

ÁREA DE PLANTAÇÃO

Deve escolher um local de plantação com luz solar directa e protegido contra ventos fortes. Evite áreas baixas que possam ter má drenagem ou que possam ser propensas à ocorrência de geadas precoces.

SOLO

O Mirtilo prefere um solo arenoso, com uma boa drenagem e rico em matéria orgânica. Os solos argilosos devem ser evitados. Todas as ervas daninhas perenes deve ser eliminadas do local antes da plantação.

PH

Para preparar convenientemente o seu solo, deve testá-lo de modo a determinar o pH e o estado de fertilidade do mesmo. Ao contrário de muitas outras culturas de jardim, os mirtilos exigem um solo ácido para um crescimento razoável. O pH do solo deve situar-se entre 4,5 e 5,5.

PLANTAÇÃO

ÉPOCA E SELECÇÃO DE PLANTAS

A plantação do mirtilo pode ser feita no início do Inverno, quando se trata de regiões de clima temperado, ou na Primavera, quando se trata de regiões onde predominam Invernos rigorosos, com temperaturas abaixo dos -8ºC. Opte por adquirir plantas em viveiros que forneçam garantias de sanidade, de preferência com dois ou três anos, estas têm geralmente um melhor desenvolvimento do que as plantas mais jovens, como por exemplo as plantas com um ano de idade, que tendem a crescer muito lentamente nos dois primeiros anos e demoram mais a desenvolver os seus frutos.

DO VASO PARA SOLO

Deixe entre 1m a 1,5m entre cada planta e 2m a 2,5m entre as filas de mirtilos.

Faça uma cova para plantar, cerca de duas vezes o diâmetro da raiz da planta.

Misture solo removido com composto orgânico, na proporção de 1:1.

Coloque as plantas um pouco mais profundas do que estavam no vaso e termine de encher a cova com a mistura de solo que preparou anteriormente.

Não coloque qualquer fertilizante durante a plantação.

Quando terminar de plantar, regue bem as plantas.

Retire quaisquer galhos mortos, frágeis, ou partidos.

CUIDADOS E MANUTENÇÃO

EMPALHAMENTO

Após a plantação, pode optar por colocar uma camada de palha de modo a conservar melhor a humidade do solo, reduzir as variações de temperatura e diminuir o crescimento de ervas daninhas.

Além da palha, podem ser utilizadas lascas de madeira, aparas, casca de pinheiro ou carumas. Antes de aplicar o material verifique se este não contém sementes de ervas daninhas e se o solo se encontra húmido.

FERTILIZANTE

O fertilizante pode ser aplicado uma vez no início da primavera, ou, para melhores resultados, pode dividir a aplicação e aplicar metade no início da Primavera e a outra metade 4 a 6 semanas mais tarde.

O Mirtilo é uma planta que geralmente não requer grandes quantidades de fertilizante. O excesso de fertilizante pode causar um crescimento prematuro e diminuir a resistência da planta.

REGA

As plantas devem ser regadas regularmente durante todo o período de crescimento. Tente manter o solo húmido, mas não molhado.

A água da chuva é ideal para a sua rega.
Se plantar em vaso evite vasos de cor preta, estes absorvem mais o calor, levando à perda de humidade mais rapidamente.

Se utilizar irrigação por rega gota-a-gota, coloque 2 emissores em cada vaso, um de cada lado da planta.

    Olá Visitante!
    Aproveite este momento para fazer uma comprinha na nossa loja online.


FRUTIFICAÇÃO

Os mirtilos recém plantados não devem dar frutos nos dois primeiros anos após a plantação. Durante este período de tempo é importante que a planta aumente o seu desenvolvimento radicular e crescimento vegetativo, para tal, deve remover todas as flores da planta na Primavera.

No terceiro ano deixe somente algumas flores nas plantas, para produzir uma pequena quantidade de frutos. E só apenas no quarto ou quinto ano deve deixar que a planta desenvolva uma produção completa.

PODA

O arbusto do Mirtilo deve ser podado a cada ano, pois assim produzirá mais frutos e de melhor qualidade. A poda deve ser feita quando as plantas estão totalmente inactivas, isto acontece no final do Inverno ou no início da Primavera (de Janeiro a Março).

Nos dois primeiros anos após a plantação, basta remover os galhos mortos ou fracos. A partir do terceiro ano após a plantação a poda deve ser feita da seguinte forma:

Pode qualquer ramo fraco, doente, ou pouco desenvolvido.

Pode todos os ramos com mais de seis anos (estes são geralmente os mais grossos, de cor cinzenta). Os ramos de mirtilos tendem a ser menos produtivos, quando têm mais de seis anos de idade e devem ser podados para que os mais jovens se desenvolvam. Corte o ramo antigo ao nível do solo, excepto se o crescimento de novos ramos tiver sido escasso, se assim for, deixe 10 a 20 cm acima do solo. Novos ramos podem nascer a partir dos antigos que foram anteriormente podados.

Deixe os ramos com crescimento mais vigoroso (ramos compridos e grossos com bons botões de frutos). A planta de mirtilo madura deve ter 6 a 10 ramos saudáveis com idades a variar entre um a seis anos de idade.

Remova todos os galhos de frutificação fracos dos ramos que sobraram, especialmente aqueles com menos de seis centímetros de comprimento. [/hide]

COLHEITA

Em Portugal, a colheita decorre entre meados de Abril e inícios de Setembro, dependendo da altitude, região e variedades cultivadas.

Os Frutos nascem em aglomerados de 5 a 8 bagas que amadurecem sucessivamente ao longo de várias semanas. Retire os frutos somente quando estes estão totalmente maduros, geralmente 1 a 3 dias depois de ficarem azuis. Certifique-se, que antes de os colher, não existem frutos de cor vermelha.

PRAGAS E DOENÇAS

Apesar dos mirtilos não terem muitos problemas de pragas, é importante conhecer as possíveis pragas que os poderão atacar, os seus ciclos de vida, e os danos que causam. A chave para um bom controlo de pragas é a prevenção.

Mantenha a sua cultura livre de ervas daninhas, pois estas competem com mirtilos por nutrientes e água, e podem também abrigar insectos e doenças.

As aves são normalmente a praga mais preocupante na cultura do mirtilo. Para as evitar pode cobrir as plantas com rede, deste modo terá um controlo mais eficaz.

    Olá Visitante!
    Aproveite este momento para fazer uma comprinha na nossa loja online.

...

Sementes Plantar Portugal
  • Página:
  • 1
Moderadores: Plantar Portugal
Tempo para criar página: 0.11 segundos