PLANTAR PORTUGAL

Participa neste movimento nacional de cidadania activa, que pretende unir a sociedade em torno do desígnio de tornar Portugal um país mais sustentável, através da valorização das Florestas, Agricultura e Meio Ambiente. Semana da Reflorestação Nacional - Uma iniciativa de Reflorestação Nacional do Movimento Plantar Portugal a Defender a Floresta e a Reflorestar Portugal. Em Portugal, Escolas, Freguesias e Municípios unem-se ao movimento e durante uma semana vão ao encontro da floresta para a Vivenciar, Proteger e para Plantar Portugal, respeitando a biodiversidade e as espécies autóctones.

Reflorestação Nacional Vamos Plantar Portugal
  • Página:
  • 1

PLANTAR MORANGOS #1189

PLANTAR PORTUGAL > FRUTICULTURA > PLANTAR MORANGOS

Os morangos são dos frutos mais apetecidos no início do Verão e não apenas em Portugal, este irresistível fruto está no topo dos frutos mais consumidos em todo o mundo. Frágil, perecível e delicado, possui no entanto uma extraordinária capacidade de actuar como antioxidante e anti-inflamatório.

Os benefícios para a saúde são imensos, trata-se de uma excelente fonte de vitamina C, A, B1, B2 e B9, igualmente rico em minerais como o ferro, cálcio, potássio, fósforo, e silício.

Sendo o morango um dos frutos mais estudados cientificamente, este é hoje em dia reconhecido em várias áreas da saúde no que toca à prevenção de doenças cardiovasculares, diminuição do risco de diabetes e na prevenção de certos tipos de cancro.

    Olá Visitante!
    Aproveite este momento para fazer uma comprinha na nossa loja online.




LOCAL

O morangueiro é uma planta sensível a solos compactos, que reduzem o seu crescimento, asfixiando o sistema radicular. Requer luz solar directa e um solo que permita uma boa drenagem, não sendo aconselhável plantá-los em zonas que se mantenham húmidas durante a primavera, já que este tipo de ambiente frequentemente origina doenças relacionadas com as folhas e raízes do morango.

Não deve plantar em locais que se encontrem infestados com ervas daninhas, uma vez que o controlo destas ervas se pode tornar bastante difícil. Neste caso é preferível adiar a plantação.

Opte por um local onde exista uma fonte de água por perto. A irrigação é muito importante para um bom crescimento e desenvolvimento da planta.

PREPARAÇÃO SOLO

O cultivo dos morangos exige uma preparação cuidada do solo. Para um correcto desenvolvimento da planta, este deve ser inicialmente testado, ao nível do pH e de fertilidade do mesmo. Os morangos preferem um solo com um pH entre 5,3 a 6,2.

Numa primeira vez, o terreno deve ser gradado a 40-50cm, de modo a esmiuçar a terra. Depois, deve fazer novamente uma gradagem superficial a 20-25 cm, adicionando-se ao terreno matéria orgânica e adubo, preferencialmente biológico.

PLANTAÇÃO

A plantação dos morangueiros varia consoante o local de plantio e a região onde é feita, contudo é possível plantar morangueiros de Outubro até Janeiro. Pode optar por plantar os seus morangueiros em camalhões ou se quiser pode plantá-los em vasos ou floreiras.

Se optar por plantar em camalhões estes deverão ter uma altura superior a 25 cm. A sua forma arredondada serve para evitar a acumulação de água. A largura deve ser compreendida entre 60-70 cm, de modo a incluír duas filas de plantas num único camalhão.

A distância entre o centro de dois camalhões é de aproximadamente 1 metro. Para finalizar o camalhão, este deve ser revestido com plástico opaco. O plástico impede o crescimento de ervas daninhas, evita o contacto dos frutos com a terra e favorece o desenvolvimento radicular da planta.

Após o terreno estar pronto, marque o compasso de plantação. Deve deixar cerca de 30 cm entre filas e 30 cm entre cada planta. Plante o morangueiro em buracos suficientemente largos, permitindo assim uma boa distribuição das raízes (não é conveniente que estas fiquem dobradas).

Não plante demasiado fundo a porque a planta terá dificuldade em originar novas folhas, nem demasiado à superficie porque dessa forma a planta terá dificuldade em emitir raízes. Guie-se por favor pela imagem.

Após a plantação, pressione o solo à volta das plantas e regue-as de imediato.

    Olá Visitante!
    Aproveite este momento para fazer uma comprinha na nossa loja online.




LIMPEZA PLANTAS

Ao longo do seu desenvolvimento, o morangueiro exige uma limpeza ao nível das folhas antes da sua floração, esta limpeza promove o seu correcto desenvolvimento.

Retire as folhas velhas para permitir às plantas um eficiente arejamento, estará assim a reduzir o risco de aparecimento de doenças e a incentivar o crescimento de folhas novas.

A remoção das guias/estolhos da planta é algo que também é fundamental para o morangueiro, estas limitam o crescimento da parte aérea das plantas, deixando-as bastante debilitadas. A sua remoção deve ser feita à medida que estes vão surgindo.

Se pretende uma maior abundancia de frutificação e um bom desenvolvimento vegetativo pode optar por eliminar algumas flores do morangueiro, durante a floração precoce, que ocorre a seguir á plantação.

EMPALHAMENTO

O morangueiro é uma planta muito sensível às geadas. O empalhamento protege as plantas de temperaturas frias que podem queimar os botões e prejudicar as raízes.

Deve por isso realizar empalhamento nos seus morangueiros nas estações mais frias, de modo a evitar que a colheita fique danificada. Deve aplicar a palha 5 a 8 cm entre as filas dos morangos.

Quando as temperaturas começarem a normalizar retire a palha, deixando apenas alguma à volta das plantas para conservar a humidade do solo.



REGA

No caso dos camalhões o sistema de rega mais adoptado é o de gota-a-gota. O sistema radicular dos morangos é fraco e por isso não consegue aguentar secas severas.

Deverá ter em especial atenção a rega das plantas em três fases principais, nomeadamente, após a plantação, após a dormência invernal, que é quando a planta inicia o seu desenvolvimento e durante a floração.

Para assegurar o desenvolvimento e crescimento dos frutos, durante o pico de produção é importante que as regue diariamente, uma vez que o consumo de água é bastante elevado.

CONTROLO DOENÇAS

Os morangos estão sujeitos a serem atacados por fungos que provocam doenças, assim como por vários tipos de insectos. Muitos destes problemas podem ser evitados se adoptarmos algumas precauções.

Algumas das medidas de prevenção passam por: manter a plantação livre de ervas daninhas, de modo a não atrair insectos indesejados, plantar variedades que sejam resistentes a determinados fungos, proceder ao empalhamento entre filas, escolher um solo bem drenado, durante a colheita remover os morangos que se encontram danificados por doenças e insectos, e todos os anos fazer uma nova plantação numa parcela de terreno diferente do ano anterior.

COLHEITA

A colheita realiza-se normalmente entre os meses de Fevereiro e Julho, consoante a época, região e local de plantação.

    Olá Visitante!
    Aproveite este momento para fazer uma comprinha na nossa loja online.

...

Sementes Plantar Portugal
  • Página:
  • 1
Moderadores: Plantar Portugal
Tempo para criar página: 0.09 segundos