PLANTAR PORTUGAL

Participa neste movimento nacional de cidadania activa, que pretende unir a sociedade em torno do desígnio de tornar Portugal um país mais sustentável, através da valorização das Florestas, Agricultura e Meio Ambiente. Semana da Reflorestação Nacional - Uma iniciativa de Reflorestação Nacional do Movimento Plantar Portugal a Defender a Floresta e a Reflorestar Portugal. Em Portugal, Escolas, Freguesias e Municípios unem-se ao movimento e durante uma semana vão ao encontro da floresta para a Vivenciar, Proteger e para Plantar Portugal, respeitando a biodiversidade e as espécies autóctones.

Reflorestação NacionalVamos Plantar Portugal
  • Página:
  • 1

Poupar Água #1165

PLANTAR PORTUGAL > POUPAR ÁGUA > 50 Dicas para poupar água.

Conhecer a porosidade e drenagem do terreno de cultivo, de modo a poder prever quando deverá fazer a próxima rega. Para tal faça um buraco na terra, encha-o com água e observe.

O solo em que a água seque rapidamente não apresenta problemas. Pelo contrário, se a água ficar retida é necessário redobrar a atenção ao solo, uma vez que pode provocar a asfixiar das raízes das plantas.

Em solos excessivamente porosos coloque sobre a primeira camada do solo um recipiente de plástico perfurado. Deste modo a infiltração da água será mais lenta e as plantas poderão absorve-la mais eficazmente.

Plante no Outono! Nessa estação o solo ficará molhado por vários meses. Assim as plantas fixar-se-ão mais cedo, favorecendo o desenvolvimento de mais raízes o que permitirá uma melhor absorção da água no Verão.

Fique constantemente atento à humidade nas suas plantas para evitar que sequem.

Aplique uma camada protectora na superfície dos vasos e recipientes das suas plantas de modo a reterem a humidade na planta. Pode utilizar cascalho, casca de pinheiro ou casca de coco.

Utilize recipientes com reserva de água para que as plantas se mantenham húmidas quando estiver ausente por um determinado período de tempo.

Forre os recipientes de terracota com uma película de polietileno ou pinte com tinta plástica o interior do vaso para prevenir as perdas de água através das paredes.

    Olá Visitante!
    Aproveite este momento para fazer uma comprinha na nossa loja online.


Para regar eficazmente os vasos de pendurar submergi-los num balde com água. Assim manter-se-ão húmidos por mais tempo.

Mude os seus vasos e jardineiras para zonas onde possam ficar à de alguma sombra.

Os recipientes de plástico são os melhores para conservar a humidade na planta.

Nunca encha completamente os vasos das plantas com substrato. Deixe pelo menos 2,5 cm livres para permitir uma rega eficaz.

Sempre que possa, regue os vasos com sistema de gota-a-gota automático.

Guarde a água já utilizada, que não contenha cloro, para pulverizar as plantas e assim aumentar a humidade. Também pode utilizá-la para submergir as espécies que se regam por imersão.

Abra as portas e as janelas de manhã. As plantas frescas necessitam de menos água do que as plantas que são submetidas a um intenso calor.

Recolha a água da chuva que cai sobre o seu telhado instalando calhas que a conduzam a uma cisterna ou bidão.

Para aumentar a humidade dentro de uma estufa pode colocar dentro da mesma um tanque ou uma bacia com água.

Agrupe as espécies do seu jardim de acordo com as suas necessidades de água. A rega será assim mais fácil.

    Olá Visitante!
    Aproveite este momento para fazer uma comprinha na nossa loja online.

Plante espécies trepadeiras de modo a funcionarem como corta-ventos para as outras espécies, para que o ar quente do Verão não as afecte tanto.

Introduza e cultive espécies que se adaptem bem ao solo da região onde vive. As espécies autóctones são as que melhor se adaptam às variações do clima da nossa região, uma vez que necessitam de menos água.

No Outono recolha as folhas caídas e junte-as ao seu monte de compostagem. Estas ajudam a conservar a humidade e previnem o aparecimento de ervas daninhas.

Coloque as plantas com mais necessidade de água em áreas do jardim com sombra, evitando que estas murchem.

Escolha plantas resistentes ao clima seco ou mesmo nativas destes climas. Assim terá menos problemas com as regas.

As plantas com folhas pequenas e folhagem plumosa resistem melhor ao clima seco do que as que as plantas que apresentam folhas carnosas, delgadas e flexíveis.

As plantas com raízes profundas, assim como as espécies de raízes carnosas, resistem bem à seca.

Não adquira plantas durante as alturas de muito calor. Irá gastar muita água para cuidar destas novas plantas no seu jardim.

Encha a superfície do seu lago com espécies aquáticas. Assim a área de evaporação de água diminuirá e a quantidade de água no lago não diminuirá tanto.

Coloque sobre a superfície dos vasos de pendurar alguns cubos de gelo, sem que estes fiquem em contacto com os caules da planta. Enquanto o gelo se vai derretendo, este vai regando lentamente as plantas.

O solo que está em contacto directo com o sol deve ser regado muito mais que o solo que se encontra à sombra. Uma árvore ajudará a que as plantas sobrevivam melhor à seca.

Regue ao entardecer ou mesmo à noite e de madrugada. Assim as plantas terão um maior período de assimilação da água e perderão muito menos água por evaporação.

Coloque as sementes em água durante umas horas antes de as semear. Assim necessitarão de menos água aquando da rega e a germinação será mais rápida.

Utilize a mangueira e o regador com um crivo para distribuir bem a água. Deste modo facilita a infiltração da água no solo e não provoca buracos nem canais no terreno.

Dê uma volta pelo seu jardim e faça uma lista das plantas que mais necessitam de água. Nos primeiros lugares da lista anote as espécies mais vulneráveis e as também as que mais gosta. Deixe para o final as mais resistentes.

Se vive num edifício com terraços grandes, faça um acordo com os seus vizinhos para alternar os dias de rega. Assim todos beneficiarão de pressão da água.

A água fria que foi anteriormente utilizada no banho ou duche pode servir para a rega no seu jardim. A água que contenha detergentes fortes, como a das máquinas de lavar, não pode ser utilizar.

Quando lavar o seu carro utilize uma espoja em vez de uma mangueira.

Se no seu terreno ou jardim tiver um poço, use-o. Poupará muito dinheiro na factura da água.

Se tiver piscina, tape-a durante a noite quando estiver fora de casa. A água manter-se-á límpida e não perderá água por evaporação.

Não cultive hortaliças em excesso, cultive apenas as que necessita. Em pleno Verão, época de máxima actividade na horta, cada m2 de superfície foliar evapora cerca de 5 litros de água por dia.

As ervas aromáticas e culinárias em geral emanam um aroma e fragrância mais forte quando são menos regadas.

As hortaliças utilizadas pelas suas folhas, como é o caso da alface, são mais sensíveis ao clima seco porque rapidamente dão flor quando tem falta de água.

As plantas que se encontram em processo de floração necessitam de maiores cuidados e de uma rega mais regular.

Para regar o seu relvado, faça-o com abundância ao entardecer ou à noite. Durante o dia este irá assimilar a água gradualmente.

Se o relvado ficar amarelo ou vermelho não se alarme, não está morto, apenas tem sede e voltará ao seu estado normal com uma boa rega. Programe o seu sistema de rega consoante as necessidades de cada época

Durante a época de muito calor deixe a erva mais alta para que esta produza um efeito de sombra, contribuindo para que as raízes não sequem.

Introduza um tubo poroso na terra e regue. A água chegará de forma mais directa às raízes e evitará a evaporação.

Regue bem, mas permita que a terra seque entre cada rega. As raízes ficarão mais profundas e menos sensíveis.

Regue directamente sobre as raízes e não sobre as folhas.

Utilize a água das piscinas desmontáveis para regar as sebes e os canteiros do seu jardim, mas não o relvado.

Controle de vez em quando o sistema de rega de modo a evitar fugas de água, torneiras com vazamento ou aspersores danificados.

    Olá Visitante!
    Aproveite este momento para fazer uma comprinha na nossa loja online.

...

Sementes Plantar Portugal
  • Página:
  • 1
Moderadores: Plantar Portugal
Tempo para criar página: 0.08 segundos