PLANTAR PORTUGAL

Participa neste movimento nacional de cidadania activa, que pretende unir a sociedade em torno do desígnio de tornar Portugal um país mais sustentável, através da valorização das Florestas, Agricultura e Meio Ambiente. Semana da Reflorestação Nacional - Uma iniciativa de Reflorestação Nacional do Movimento Plantar Portugal a Defender a Floresta e a Reflorestar Portugal. Em Portugal, Escolas, Freguesias e Municípios unem-se ao movimento e durante uma semana vão ao encontro da floresta para a Vivenciar, Proteger e para Plantar Portugal, respeitando a biodiversidade e as espécies autóctones.

Reflorestação Nacional Aderir
  • Página:
  • 1

Anéis das Árvores #324

CENTRO DE INFORMAÇÃO E ESTUDOS > ANÉIS DAS ÁRVORES

À medida que a árvore cresce, vai produzindo novas camadas de madeira em volta do seu tronco. Se uma árvore é cortada, as camadas são visíveis num perfil transversal . As camadas aparecem sob a forma de círculos concêntricos conhecidos por anéis.

Cada camada é composta por duas cores de madeira: uma cor mais clara que corresponde ao crescimento da Primavera e Verão e uma cor mais escura e densa que corresponde ao período do Outono e Inverno.

Os anéis, também conhecidos por Anéis de Crescimento Anuais, variam todos os anos de tamanho, dependendo das condições ambientais vividas pela árvore. Para a maior parte das regiões do nosso planeta, os anéis das árvores serão mais largos durante os anos de chuvas abundantes e mais estreitos em períodos de seca.

Observe a imagem e compare a largura dos anéis marcados de 1 a 5.




Para além dos factores ambientais, os anéis também registam outras ocorrências, como por exemplo os fogos florestais. Se uma árvore é exposta ao fogo, mas não morre, então poderá crescer no ano seguinte uma nova camada de madeira em volta da cicatriz deixada, ficando a cicatriz como um registo da ocorrência desse fogo.

Para determinar a vida de uma árvore com maior exactidão é utilizada a técnica de datação cruzada, que consiste em comparar a largura dos anéis anuais de diferentes árvores, bem como as diferenças na estrutura dos anéis, para deste modo determinar o ano em que cada anel se formou.





À ciência que permite determinar a idade de uma árvore, o ano em que nasceu e morreu, bem como determinar ocorrências importantes na vida das árvores e o tempo decorrido entre cada acontecimento, dá-se o nome de Dendrocronologia.


    Olá Visitante!
    O conteúdo deste artigo encontra-se parcialmente oculto.
    Aproveita este momento e efectua o teu registo se ainda não fores membro e assim poderes ver a totalidade do conteúdo publicado.
    Associa-te a esta causa!



...

Loja de Sementes Biológicas © Certificadas
  • Página:
  • 1
Moderadores: Plantar Portugal
Tempo para criar página: 0.11 segundos