PLANTAR PORTUGAL

Participa neste movimento nacional de cidadania activa, que pretende unir a sociedade em torno do desígnio de tornar Portugal um país mais sustentável, através da valorização das Florestas, Agricultura e Meio Ambiente. Semana da Reflorestação Nacional - Uma iniciativa de Reflorestação Nacional do Movimento Plantar Portugal a Defender a Floresta e a Reflorestar Portugal. Em Portugal, Escolas, Freguesias e Municípios unem-se ao movimento e durante uma semana vão ao encontro da floresta para a Vivenciar, Proteger e para Plantar Portugal, respeitando a biodiversidade e as espécies autóctones.

Reflorestação NacionalVamos Plantar Portugal
  • Página:
  • 1

PLANTAR ALFACES #1113

PLANTAR PORTUGAL > PLANTAR ALFACES

A Alface é um dos alimentos mais consumidos pela maioria das famílias, especialmente no Verão, altura em que se torna no principal ingrediente de todo o tipo de saladas e pratos.

A alface é uma hortícola de fácil cultivo, desde que o terreno ou substrato possuam uma humidade constante.

A origem da alface não parece ser muito clara, embora alguns autores afirmem que é proveniente da Índia.


    Olá Visitante!
    Aproveite este momento para fazer uma comprinha na nossa loja online.


TEMPERATURA

A alface é uma cultura de temperaturas amenas (5 º C - 30 º C), com uma temperatura ideal para o seu correcto desenvolvimento a situar-se entre os 15 º C a 25 º C.

TERRENO

O solo deve ser leve, permeável e possuir matéria orgânica em abundância.

Caso necessite de fertilizante, aconselhamos a sua aplicação numa área delimitada, destinada inicialmente a cerca de 20 alfaces, com o objectivo de ir escalonando o cultivo através de plantações quinzenais, para evitar desperdícios.


SEMENTEIRA E PLANTAÇÃO

A melhor forma de semear alfaces é através de tabuleiros de germinação, com posterior transplantação das plantas para a horta.

A distância de plantação em local definitivo normalmente é de 30 cm entre filas e de 20 a 30 cm entre plantas.


REGA E COLHEITA

As alfaces gostam de regas ligeiras e frequentes, para um bom desenvolvimento.

Deve-se ter em conta que os excessos de água, especialmente em solos pesados, levam ao aparecimento de doenças na planta, crescimento lento e queimadura das margens das folhas.

A duração do cultivo situa-se entre os 20 a 90 dias, sendo que no Verão, com cerca de 20 dias, as alfaces já estarão prontas para consumir.


CONSERVAÇÃO

Para armazenar a alface, lave-a, escorra a água, seque-a e coloque-a num saco de plástico dentro do frigorífico. O tempo de conservação é variável de espécie para espécie (entre 3 a 7 dias).

Evite colocá-la junto de maçãs, pêras ou bananas. Estas frutas libertam gás etileno, um agente natural de amadurecimento que irá provocar manchas castanhas e a rápida decadência da alface.


VALOR NUTRITIVO

A alface é um alimento que oferece poucas calorias devido ao seu alto teor de água.

Quanto ao seu conteúdo de vitaminas, destaca-se a presença de vitamina A, B e C.

A alface contem uma considerável quantidade de betacaroteno, cálcio, ferro e potássio e combate os agentes oxidantes, responsáveis pela formação dos radicais livres, que podem causar cancro. Quanto mais escura for, mais betacaroteno estará presente.


    Olá Visitante!
    Aproveite este momento para fazer uma comprinha na nossa loja online.

...

Sementes Plantar Portugal
  • Página:
  • 1
Moderadores: Plantar Portugal
Tempo para criar página: 0.08 segundos