PLANTAR PORTUGAL

Participa neste movimento nacional de cidadania activa, que pretende unir a sociedade em torno do desígnio de tornar Portugal um país mais sustentável, através da valorização das Florestas, Agricultura e Meio Ambiente. Semana da Reflorestação Nacional - Uma iniciativa de Reflorestação Nacional do Movimento Plantar Portugal a Defender a Floresta e a Reflorestar Portugal. Em Portugal, Escolas, Freguesias e Municípios unem-se ao movimento e durante uma semana vão ao encontro da floresta para a Vivenciar, Proteger e para Plantar Portugal, respeitando a biodiversidade e as espécies autóctones.

Reflorestação NacionalVamos Plantar Portugal
  • Página:
  • 1

PLANTAR ALHOS #1169

PLANTAR PORTUGAL > HORTICULTURA > PLANTAR ALHOS

Os alhos são cultivados há milhares de anos e utilizados na culinária nas suas mais variadas vertentes.

Ao longo dos tempos a sua popularidade tem vindo a aumentar graças a um maior conhecimento das suas propriedades benéficas para a saúde dos cidadãos, principalmente no que toca à prevenção de doenças cardiovasculares.

    Olá Visitante!
    Aproveite este momento para fazer uma comprinha na nossa loja online.




SOLOS

O alho cresce melhor em solos bem drenados e ricos em matéria orgânica. Os solos arenosos ou solos francos possuem a textura ideal para o cultivo de alho.

Antes do plantio, o solo deve ser bem trabalhado, a fim de ficar suficientemente solto para proporcionar as condições ideias ao desenvolvimento da planta.

PLANTAÇÃO

Algo de muito interessante sobre o cultivo de alho é o facto de não ser plantado na mesma altura que a maioria das outras culturas. Os dentes de alho são geralmente plantados entre Outubro e Novembro, isto porque o alho requer as baixas temperaturas dos dias curtos de Inverno para favorecer o desenvolvimento de raízes.

A plantação desta hortícola deve ser feita a uma profundidade a rondar os 6 cm a 8 cm, com a extremidade em bico voltada para cima. O espaçamento entre os dentes deve ficar entre os 8 cm - 15 cm, contudo trata-se de um espaçamento algo arbitrário, que pode variar com o sistema de cultivo adoptado pelo produtor.

Entre linhas, a plantação deve possuir um espaçamento a rondar 20 cm - 30 cm, o suficiente para facilitar algumas operações agrícolas. É importante realizar sachas sempre que se verifique necessário, dado que o alho não é uma planta muito competitiva face às ervas daninhas.

EMPALHAMENTO

A parte radicular e vegetativa do alho pode tolerar condições de congelamento desde que não ocorram quedas bruscas de temperatura.

Para evitar que tal aconteça, três a cinco semanas após a plantação, deve cobrir as linhas com cerca de 8 cm de palha seca, livre de sementes, para moderar as flutuações de temperatura durante o inverno e início de primavera.

Esta cobertura também vai ajudar a controlar ervas daninhas durante a fase de crescimento. A remoção da palha deve ser efectuada durante a primavera, logo que passe o perigo da ocorrência de geadas.

REGA

O alho tem um sistema radicular relativamente superficial sendo por isso sensível a condições de seca. A quantidade de água a aplicar dependerá sempre do tipo de solo. Se o solo for arenoso é importante irrigar o suficiente para que a capacidade de retenção de água disponível não desça abaixo de cerca de 50 por cento.

A fase mais crítica para a irrigação é durante o período de criação do bolbo ("cabeça de alho"). A escassez ou o excesso de água podem dar origem a bolbos demasiado pequenos. A rega deve ser interrompida cerca de duas semanas antes de colher os alhos para evitar o aparecimento de doenças.

    Olá Visitante!
    Aproveite este momento para fazer uma comprinha na nossa loja online.


CAPAR

O início da formação do bolbo é iniciada na primavera, em resposta aos dias mais longos e temperaturas mais amenas típicas desta estação. Nesta altura, de modo a obter uma mais rápida e eficiente formação do bolbo da planta, deve eliminar a extremidade apical da planta (“capar”),cortando-a quando esta atingir os 30 cm – 35 cm.

COLHEITA

O alho é geralmente colhido quando as folhas inferiores de plantas saudáveis começarem a adquirir uma tonalidade mais amarela. O momento ideal de colheita é quando os bolbos atingem o tamanho máximo, e os dentes de alho ainda não se começaram a separar.

É aconselhável efectuar covas no terreno para observar os bolbos de alho e verificar se já se encontram na altura ideal para a sua colheita. Depois de os remover do solo, coloque-os num local seco, arejado e protegido do sol.

CURA

O processo de secagem é essencial para um correcto armazenamento, esse processo pode demorar algumas semanas.

Após aproximadamente três a quatro semanas de cura, a rama e as raízes já devem ter secado. Nessa altura deve cortar cerca de 2 cm acima do bolbo e aparar as raízes.

ARMAZENAMENTO

Assim que os alhos estiverem totalmente curados, devem ser limpos. Deve eliminar os restos de terra, retirando as peles mais superficiais e escovando ligeiramente para não expor os dentes de alho.

Os alhos devem ser armazenados a uma temperatura de 0ºC, em condições de humidade relativamente baixa (entre 60-70%) e com bom arejamento. Se as condições de armazenamento forem ideais, o alho conservar-se-á entre 4-6 meses.

    Olá Visitante!
    Aproveite este momento para fazer uma comprinha na nossa loja online.

...

Sementes Plantar Portugal
  • Página:
  • 1
Moderadores: Plantar Portugal
Tempo para criar página: 0.09 segundos