PLANTAR PORTUGAL

Participa neste movimento nacional de cidadania activa, que pretende unir a sociedade em torno do desígnio de tornar Portugal um país mais sustentável, através da valorização das Florestas, Agricultura e Meio Ambiente. Semana da Reflorestação Nacional - Uma iniciativa de Reflorestação Nacional do Movimento Plantar Portugal a Defender a Floresta e a Reflorestar Portugal. Em Portugal, Escolas, Freguesias e Municípios unem-se ao movimento e durante uma semana vão ao encontro da floresta para a Vivenciar, Proteger e para Plantar Portugal, respeitando a biodiversidade e as espécies autóctones.

Reflorestação NacionalVamos Plantar Portugal
  • Página:
  • 1

PLANTAR TOMATES #1167

PLANTAR PORTUGAL > HORTICULTURA > PLANTAR TOMATES

Os tomates encontram-se entre os legumes mais populares na alimentação dos portugueses. A maioria das variedades disponíveis produzem frutos saborosos e suculentos e requerem relativamente pouco espaço em casa para deles obtermos uma grande produção. Cada planta de tomate se for bem cuidada pode levar-nos à mesa entre 5 a 7 Kg de frutos.

Decidir quais serão as variedades de tomate a plantar pode parecer uma tarefa difícil, dado o grande número de variedades disponíveis. Consulte os seus amigos ou peça informações no viveiro mais próximo sobre as variedades que melhor se adaptam à sua área geográfica. Dentro das variedades existentes, as mais vulgares são o tomate coração de boi, cereja, ace, homestead.

    Olá Visitante!
    Aproveite este momento para fazer uma comprinha na nossa loja online.


CLASSIFICAÇÃO

Os tomateiros classificam-se, segundo o seu crescimento, como plantas de crescimento determinado, em que o crescimento do caule principal, depois de ter produzido lateralmente várias inflorescências, pára em consequência da formação de uma inflorescência terminal.

Ou de crescimento indeterminado, por terem a particularidade de possuir sempre no seu ápice um meristema, que produz um crescimento continuado do caule principal, originando inflorescências apenas na posição lateral.

As plantas arbustivas de crescimento determinado, crescem até a um determinado tamanho, normalmente até 1.5m, e produzem a maioria dos seus frutos num intervalo de 4 a 6 semanas.

As plantas trepadeira de crescimento indeterminado, possuem um crescimento contínuo e produzem os seus frutos ao longo de todo o verão. Frequentemente, as plantas adquiridas para cultivo caseiro pertencem às variedades de crescimento indeterminado.

GERMINAÇÃO

Semear a 6,5 mm de profundidade numa mistura de substrato leve e mantenha a sementeira húmida, a uma temperatura amena, entre os 21º e 26º C.

Se a mistura de substrato já possuir fertilizante, não será necessário adicionar mais elementos nutritivos até que as plantas estejam prontas para o transplante.

Se o substrato não possuir fertilizante, então deverá adicionar elementos nutritivos à água de rega, preferencialmente biológicos, a cada 10 dias.

Quando surgirem as pequenas plantas, será necessário providenciar-lhes entre 6 a 8 horas por dia de luminosidade intensa e rega regular, mas não excessiva.

Uma semana a 10 dias antes do transplante, é importante iniciar um processo de aclimatização das novas plantas às condições de ar livre: luz directa do sol, vento e baixas temperaturas nocturnas.

Se o fizer, aumentará a resistência das plantas e favorecerá o seu rápido crescimento após o transplante.

    Olá Visitante!
    Aproveite este momento para fazer uma comprinha na nossa loja online.


CULTIVO

Produzidas em casa ou adquiridas em viveiro, as plantas de tomate devem ter entre 15 a 20 cm de altura, possuírem resistência e estarem cobertas de folhas verdes saudáveis. Deve regá-las algumas horas antes de as retirar dos alvéolos ou outros recipientes e se possível plantá-las ao fim da tarde para minimizar a perda de água nas plantas durante a noite.

As raízes que se formam a partir do próprio caule da planta são extremamente vigorosas, sendo por isso possível plantar as novas mudas até 5cm abaixo da altura em que se encontram nos recipientes de germinação. No caso das plantas muito altas, esguias e com poucas folhas, plante-as na horizontal com apenas algumas folhas acima do solo.

Durante a plantação, tenha o cuidado para não danificar as raízes. Se as sementes foram plantadas em recipientes biodegradáveis, como alvéolos de turfa ou papel, não remova as mudas desses recipientes, apenas quebre-os um pouco para facilitar o crescimento das raízes no solo em redor.

Se as plantas cresceram em recipientes de plástico ou outros não biodegradáveis, retire as mudas do recipiente e solte gentilmente as raízes.

Evite tocar no caule das plantas aquando do transplante para evitar qualquer tipo de lesão. Segure sempre na zona das raízes.

Ao plantar pressione firmemente o solo para que seja formada uma ligeira depressão em redor de cada muda, facilitando as futuras regas e eliminando possíveis bolsas de ar junto das raízes.

    Olá Visitante!
    Aproveite este momento para fazer uma comprinha na nossa loja online.

...

Sementes Plantar Portugal
  • Página:
  • 1
Moderadores: Plantar Portugal
Tempo para criar página: 0.07 segundos