PLANTAR PORTUGAL

Participa neste movimento nacional de cidadania activa, que pretende unir a sociedade em torno do desígnio de tornar Portugal um país mais sustentável, através da valorização das Florestas, Agricultura e Meio Ambiente. Semana da Reflorestação Nacional - Uma iniciativa de Reflorestação Nacional do Movimento Plantar Portugal a Defender a Floresta e a Reflorestar Portugal. Em Portugal, Escolas, Freguesias e Municípios unem-se ao movimento e durante uma semana vão ao encontro da floresta para a Vivenciar, Proteger e para Plantar Portugal, respeitando a biodiversidade e as espécies autóctones.

Reflorestação Nacional Aderir
  • Página:
  • 1

CARVALHO PORTUGUÊS (quercus faginea) #437

CENTRO DE INFORMAÇÃO E ESTUDOS > CARVALHO PORTUGUÊS (quercus faginea)

Descrição: É uma árvore caducifólia, de porte mediano, tronco geralmente direito, mas pode ser tortuoso, com folhagem tipicamente marcescente, uma vez que as folhas não se desprendem da árvore, mesmo depois de secas. O Carvalho-português pode atingir entre 15 a 20 metros de altura.



Distribuição geográfica: Natural do Sul da Europa e Norte de África, o Carvalho-português sofreu um grande declínio no último século, sendo que prevalece espontaneamente sobretudo em pequenas manchas isoladas no Centro e Sul de Portugal.

Utilização: A sua madeira tem um elevado poder calorífico, sendo por isso utilizada para lenha e carvão. A bolota, fruto do Carvalho-português, é utilizada para alimento animal, nomeadamente para os porcos de montanheira. Árvore de grande valor ornamental.

O Carvalho-português prefere climas suaves e quentes, dando-se bem em qualquer tipo de solo.



Floração de Março a Abril.
Maturação dos frutos entre Setembro e Outubro.
Propaga-se por semente.
Aceita altitudes até aos 1500/1900 m de altura.
Vive cerca de 500 anos.

    Olá Visitante!
    O conteúdo deste artigo encontra-se parcialmente oculto.
    Aproveita este momento e efectua o teu registo se ainda não fores membro e assim poderes ver a totalidade do conteúdo publicado.
    Associa-te a esta causa!

...

Loja de Sementes Biológicas © Certificadas
  • Página:
  • 1
Moderadores: Plantar Portugal
Tempo para criar página: 0.49 segundos