PLANTAR PORTUGAL

Participa neste movimento nacional de cidadania activa, que pretende unir a sociedade em torno do desígnio de tornar Portugal um país mais sustentável, através da valorização das Florestas, Agricultura e Meio Ambiente. Semana da Reflorestação Nacional - Uma iniciativa de Reflorestação Nacional do Movimento Plantar Portugal a Defender a Floresta e a Reflorestar Portugal. Em Portugal, Escolas, Freguesias e Municípios unem-se ao movimento e durante uma semana vão ao encontro da floresta para a Vivenciar, Proteger e para Plantar Portugal, respeitando a biodiversidade e as espécies autóctones.

Reflorestação NacionalVamos Plantar Portugal
  • Página:
  • 1

AMIEIRO (alnus glutinosa) #321

PLANTAR PORTUGAL > AMIEIRO (alnus glutinosa)

Descrição: O Amieiro é uma árvore caducifólia que pode atingir até 35 m de altura. O tronco do Amieiro é erecto, de porte mediano e apresenta uma casca de cor cinzento-pardo.

Possui folhas são ligeiramente orbiculares, com 4 a 10 cm de comprimento. Os frutos são uma espécie de pinha, com 1 a 2 cm de comprimento, primeiro verdes e depois castanho-escuros.

Distribuição Geográfica do Amieiro: Originário da Europa, Oeste da Ásia e Norte de África, o Amieiro é uma espécie espontânea em Portugal e pode ser encontrado em quase todo o território com prevalência na região norte e centro.

Utilização: A madeira do amieiro é muito resistente à água e é utilizada frequentemente na construção de pequenas peças, brinquedos, construção naval, corpos de guitarras sólidas, graças às suas características acústicas, entre outras utilizações.

O Amieiro é uma espécie comum nas margens dos cursos de água e terrenos húmidos ou pantanosos, de preferência ácidos, pobres em calcáreo e de textura médio-compacta.

Floração entre Fevereiro e Março.
Frutificação regular e abundante.
Propaga-se sobretudo por semente, por estaca ou por mergulhia.
Espécie de crescimento rápido, mas de fraca longevidade, vive cerca de 120 anos.
Resistente ao frio e à poluição urbana.

    Olá Visitante!
    Aproveite este momento para fazer uma comprinha na nossa loja online.

...

Sementes Plantar Portugal
  • Página:
  • 1
Moderadores: Plantar Portugal
Tempo para criar página: 0.06 segundos